
Originalmente publicado como "Florence and Giles", e posteriormente como "The girl who
couldn't read", o título da versão brasileira muito me intriga. Ao lermos "a menina que não sabia ler", achamos que o livro foca-se apenas na luta da menina para ler, mas, não é exatamente isso. Para a garota, existem problemas muitos maiores do "simplesmente" ler. Inclusive, nas primeiras páginas a menina começa falando de sua capacidade de se expressar bem (eloquência), desmoronando todo o sentido do título do livro.
Um livro cheio de mistérios, "A menina que não sabia ler" conta a história de Florence e Giles, meio-irmãos órfãos. O enredo de todo o livro se passa na Inglaterra em 1891, onde a menina de 12 anos é privada de todo o conhecimento possível, sem explicações coerentes vindas de seu tio. Criada apenas para costurar e brincar com bonecas, Florence nunca se satisfez com essa rotina entediante de "menina dona de casa", fato que a levou a sentir curiosidade por livros e poemas.
A história nos fala de sua nova vida ao encontrar uma imensa e empoeirada biblioteca da mansão de seu tio, e aos poucos, surpreendentemente, começa a aprender a ler com muita observação e astúcia. Ao decorrer das páginas, vemos que muitos acontecimentos estranhos ocorrem em sua vida, como a morte de sua preceptora, e o aparecimento misterioso da Srta.Taylor, a substituta. Aos poucos, a menina descobre muitos mistérios em relação a sua vida, à sua casa, e à Srta.Taylor. O final é surpreendente.
Este livro é altamente recomendável para quem adora mistério e descrições detalhadas dos sentimentos do protagonista. Florence é uma menina inteligentíssima, capaz de fazer tudo pelo seu irmão, e isso me fez admirá-la como uma pequena guerreira. Usando algumas palavras mais "complicadas", o livro nos faz ir ao dicionário umas boas vezes para compreender o que a menina expressa no livro. Acabamos descobrindo muitas importantes obras literárias interessantes (inglesas, se eu não engano), das leituras de Florence.
Título:
Classificação Indicativa:A partir de 11 anos
Avaliação:★★★★★
Autor:John Harding
Editora:LeYa
Número de páginas: 282
Nenhum comentário:
Postar um comentário