quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Cidades Pequenas

Olá pessoal! Como vão? Eu vim falar sobre algo que algumas pessoas gostam, e que a maioria não gostam.
Cidades pequenas.
Talvez você esteja pensando, por que não colocar cidades do interior? Há cidades do interior que são grandes, como Campinas, em São Paulo - tem mais de um milhão de habitantes! Ou seja, cidades com população menor que 100 mil habitantes e fora de uma região metropolitana. 


Há várias dessas cidades no mundo. Muitas pessoas gostam de cidades assim por um motivo: tranquilidade e custo de vida menor. Em cidades assim não tem tanto barulho, não há trânsito tão intenso e supostamente são menos violentas (o que não é verdade, há cidades pequenas que são mais violentas que cidade grande). Só que aí entram algumas desvantagens: geralmente não há sinal bom de internet; não há sinal bom de ligações; para fazer exames médicos mais complicados e/ou cirurgias, é preciso ir para uma cidade maior; a renda é menor; por haver menor quantidade de pessoas, é comum pensarem que lá não precisa de centros culturais como cinema, teatro e nem grandes centros comerciais, como shoppings e principalmente: se você fez tal coisa, todo mundo fica sabendo rapidamente XD. É bem complicado, não é mesmo? 
Mas apesar disso tudo, é bem comum as pessoas visitarem essas cidades nas férias. Turismo? Com certeza não. Por conta da pouca facilidade, muita gente sai de sua pacata cidade para trabalhar e viver em uma cidade maior para ter melhores condições de vida. E geralmente a família dessa pessoa fica na cidade, por preferir a tranquilidade, fazendo com que a pessoa que saiu da cidade retorne para ela nas férias, a fim de matar a saudade.
Outro fato importante a se falar sobre elas, é de como elas são retratadas na mídia. O fato de serem pequenas as deixam mais misteriosas,  de forma que muitos filmes, séries e novelas se passem em cidades pequenas. Geralmente são assombradas, tem uma história de política corrupta, uma história macabra. Essas características são basicamente o pilar das histórias. Vou dar alguns exemplos: Rosewood (Pretty Little Liars), Gravity Falls (Gravity Falls) e Springfiel (Os Simpsons).

Gravity Falls, a pequena e misteriosa cidade fictícia do desenho homônimo.
E você? Gosta ou não de cidades pequenas? Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário