E então pessoal, tudo bem? Como já perceberam, os livros são um dos principais temas deste blog. Por isso resolvi criar uma série de post sobre eles: O Mundo Mágico dos Livros.
Nessa primeira parte vou falar sobre um dos principais gêneros da literatura: a fantasia. Podemos dizer que desde os primórdios da sexta arte os livros fantásticos existiam. Mas é verdade que, apenas em meados do século passado que o gênero ganhou o mundo com o lançamento das séries As Crônicas de Nárnia (1950 - 1956) e O Senhor dos Anéis (1954 - 1955) escritas por C. S. Lewis e J. R. R. Tolkien respectivamente. Sucesso em todo mundo, tais sagas inspiraram diversos escritores a escrever mais sobre a fantasia, repercutindo o mundo da literatura. Na década de 70, por exemplo, nasceu As Crônicas de Prydain, de Llyod Alexander. Embora pouco conhecida no Brasil, foi sucesso de vendas e de críticas no exterior, sendo inclusive comparada à Nárnia. Além disso, o segundo livro da série foi adaptado pela Disney, sendo lançado o filme O Caldeirão Mágico em 1985.
C. S. Lewis e J. R. R. Tolkien.
Porém foi no final da década de 90, mais precisamente no ano de 1997 que foi lançado o livro de uma saga que viria ser a mais vendida no mundo, Harry Potter e a Pedra Filosofal. É a história que conta as peripécias de um jovem de 11 anos, que descobre recentemente que é um bruxo, em seu primeiro ano na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. A escritora, J. K. Rowling, foi elogiada não somente pela história mas também por ter levado muitos jovens ao gosto pela leitura. Harry Potter foi apenas a primeira de muitas séries da fantasia juvenil que viriam a ser lançadas depois, como Percy Jackson e Os Olimpianos (Rick Riordan), Instrumentos Mortais (Cassandra Clare e As Crônicas de Gelo e Fogo.
Harry Potter, série que marcou a literatura fantástica.
Mas em sumo, o que é a literatura fantástica? Como o próprio nome sugere, fala de fantasia, de coisas sobrenaturais, mesclando aventura com magia. Pode haver a presença de mitologia - geralmente rega ou céltica -,e serem muitas vezes situadas na Era Medieval. Ultimamente tem crescido fantasia young adult (jovem adulto em tradução livre), mais direcionados aos adolescentes, como os já citados Harry Potter e Percy Jackson. Feitiços, guerras épicas, vilões mega maníacos que querem conquistar o mundo é o que não faltam nesse estilo. Enfim, é um dos gêneros de literatura mais gostosos de ler, permitindo-nos de sair um pouco da realidade.
Nos livros de fantasia pode haver presença de mitologia, como no caso de Percy Jackson e Os Olimpianos
Sobre a literatura fantástica do Brasil, podemos dizer não é muito desenvolvida, não pelo fato da qualidade, ma sim pela quantidade de títulos do gênero. Podemos citar como representantes a trilogia Filhos do Éden e A Batalha do Apocalipse, de Eduardo Spohr, Cemitério dos Dragões, de Raphael Draccon e o recente O Reinos das Vozes Que Não Calam, de Sophia Abrahão e Carolina Munhóz.
A Batalha do Apocalipse, de Eduardo Spohr, é um livro brasileiro e já foi publicado na Holanda.
Bem, para finalizar, eu mesmo estou escrevendo um livro de fantasia. Caso você tenha Facebook, você pode curtir a página e ter acesso a trechos e curiosidades do livro: facebo ok.com/otriosullivan.
Então, gostaram do post? Qual eu gênero de livro favorito? E o seu livro de fantasia predileto? Responda nos cometários. Até o próximo post! Espero que tenham gostado! \o/
~Vítor Conner
~Vítor Conner
Nenhum comentário:
Postar um comentário