quarta-feira, 8 de outubro de 2014

A relação de "A menina que roubava livros" com "O menino do pijama listrado"

Olá pessoal!! Como vocês já perceberam, gosto muito de falar sobre livros. E hoje, para completar a minha "lista de desejos de livros que devo falar", começarei dizendo sobre livros que se passam numa Alemanha Nazista durante da Segunda Guerra Mundial. Talvez vocês estejam cansados de ouvir e falar sobre esse assunto, mas eu achei bem legal citar a comparação de livros que passam na mesma época e em realidades totalmente diferentes. Lembrem-se de que isso é apenas uma comparação pequena entre os dois livros, então, não irei especificar muito sobre o cotidiano e história de vida dos protagonistas...
Ok, vamos começar:

Liesel Meminguer vive na rua Himmel (que significa paraíso ironicamente) em Munique. Essa rua é bem pobre. Perdeu a mãe e o irmão muito cedo e teve que se conformar com isso. Suas refeições sempre são frugais e o dinheiro para tudo é contado.
Bruno é um menino humilde. Mas rico. Com sua boa vida em Berlim, nunca teve problemas financeiros. Filho de um general nazista, Bruno tem tudo o que Liesel sonha em ter: roupas, boa comida e...livros.

Duas vidas distintas que vivem numa realidade diferente apesar de ser na mesma época e lugar. Assim como diferenças, existem certas semelhanças entre as duas histórias: os dois tiveram muito contato com judeus, Max (a menina que roubava livros), Samuel (o menino do pijama listrado). Infelizmente, isso era extremamente proibido na época.
Liesel apesar da falta de recursos, descobriu o mundo das palavras com os livros e Bruno descobriu um mundo oculto atrás de um  jardim dos fundos: o mundo nazista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário