Boa tarde a todos. Hoje falarei sobre o livro "O nome do Vento", primeiro volume pertencente à série A Crônica do Matador do Rei, cujo autor é Patrick Rothfuss.
Atualmente, os livros de fantasia vêm tendo semelhanças fortes, tornando-os parecidos e, de certa forma, monótonos para leitores mais experientes. Percebendo isso, Patrick decidiu criar algo novo, diferente dos paradigmas dos livros fantásticos.
Kote é o dono da estalagem Marco do Percurso. Sua vida atual é aparentemente comum, mas seu passado esconde segredos terríveis. Tudo está correndo bem, até que um dos habitantes de seu vilarejo é morto por uma bizarra criatura. Um curioso cronista decide investigar os acontecimentos, e este, a algum tempo investigando Kote, acaba descobrindo sua real identidade.Ele é Kvothe, um lendário homem conhecido pelos seus feitos extraordinários. O cronista convence o rapaz a contar sua história, esta narrada em 3 dias, com cada um representando um livro da série.A aventura começa na sua infância,quando sua família, uma trupe itinerante, é assassinada pelo conjunto denominado chandriano. Com sua vida destruida, Kvothe é obrigado a viver em sofrimento nas ruas da cidade de Tarbean,e após isso, realizar seu grande desejo: ingressar na universidade.Chegando lá, procura buscar informações sobre o Chandriano e aperfeiçoar seus conhecimentos sobre os mais variados assuntos.Um ponto importante a ser destacado no livro é Denna, uma carismática personagem a quem Kvothe se apaixona. Diferente das donzelas tradicionais, Denna tem uma personalidade "transtornada" e duvidosa, mas não perde sua beleza por isso. A aventura de Kvothe é acompanhada em boa parte pelo seu fiel alaúde, instrumento deixado por seu pai. A história se desenrola principalmente no desejo de Kvothe de saber mais sobre os responsáveis pela morte de sua família,e em seu objetivo de nomear o vento, poder mágico que dá ao indivíduo a capacidade de controlá-lo. Entre os arcos principais do livro, existem pequenas intrigas e acontecimentos que modulam a personalidade de Kvothe e nos imergem em seu mundo.
Um livro espetacular, escrito com habilidade e maestria, e que em pouco deixa a desejar. Totalmente recomendado.
Avaliação:★★★★☆
Classificação Indicativa:12 anos
Nenhum comentário:
Postar um comentário